RELEASE ANPAQ

A Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade – AMPAQ, foi constituída em 11 de janeiro de 1988, em Assembléia Geral nas dependências do INDI e contou com a participação de 30 pequenos empresários produtores de cachaça,  tendo como proposta básica/missão “defender e valorizar a cachaça artesanal de alambique de qualidade”.
 

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 16 de dezembro de 2016, promoveu mudanças em seu Estatuto Social, ampliando a sua representatividade e abrangência, para todo o território nacional e ampliando, também, o seu quadro social , de forma a atender a todos os elos da cadeia produtiva da cachaça e não somente os produtores, tornando-se a Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e de Valor da Cachaça de Alambique - ANPAQ.

Muito mais do que tirar o M (de mineira) para incluir o N (de nacional) em sua sigla, a ANPAQ se antecipa aos anseios de união e fortalecimento do setor em prol de uma construção que precisa dos esforços e do pensamento de todos os elos da cadeia produtiva da cachaça. Vontade e união são os trampolins mais indicados para a conquista de nossos objetivos. E o que é importante salientar: a nova ANPAQ não veio para competir e sobrepor, mas para somar com as demais entidades representativas do setor.

Uma coisa deve ficar clara, entretanto, a criação da ANPAQ foi baseada precipuamente na  busca de UNIÃO DO SETOR e não na desintegração do mesmo.

Objetivos :

• Promover e valorizar a cachaça  de alambique no mercado nacional e internacional;
• Cultivar as relações entre as pessoas ligadas à produção da cachaça;
• Apoiar pesquisas tecnológicas para aperfeiçoar a produção do destilado;
• Incentivar a produção da cachaça promovendo a sua interiorização e conseqüente desenvolvimento econômico;
• Apoiar os projetos de leis que atendam ao desenvolvimento do setor;
• Prestar assistência (assessoria) técnica e jurídica aos associados, amparando-os em seus interesses perante os poderes públicos;
• Estabelecer normas técnicas e regulamentos para disciplinar as atividades do setor;
• Colaborar na legalização da produção e comercialização da cachaça;
• Estabelecer o padrão de qualidade da cachaça de alambique;

• Incentivar a regularização Ambiental e responsabilidade social no setor;

• Julgar e analisar cachaças de seus associados, visando a obtenção pelo mesmo do selo de garantia de qualidade.

Selo de Qualidade

Única entidade do setor no Brasil a implementar um   programa de certificação com “Selo de Qualidade ANPAQ”. Em parceria com centros de pesquisas, trabalha na busca de apresentar ao mercado consumidor mais um diferencial agregando valores.

Informação/Comunicação  

Nosso JORNAL é um dos principais meios de informações sobre o setor da CACHAÇA,  com matérias atuais sobre: informações técnicas, tributação, tendências de mercado, marketing, feiras, cursos, concursos, investimentos, exportações, negócios, lançamentos/novidades,  tecnologia, etc com vários anúncios de qualidade.

Ele é bimestral, colorido e tem uma tiragem de 2 mil exemplares, sendo distribuídos nacionalmente e gratuitamente para pequenos e grandes produtores, profissionais envolvidos com engarrafamento, distribuição/comercialização de bebidas, fornecedores de produtos e serviços, professores e pesquisadores de universidades, institutos, associações, cooperativas, sindicatos, hotéis, restaurantes, bares, supermercados, eventos, feiras do setor, etc